Este método ajudará em casos onde o UniFi AP está com problemas de software/firmware. Na maioria deles ele irá resolver o problema, caso ainda não resolva, provavelmente é um problema de hardware. Este método é seguro e não faz perder a garantia do equipamento, pois neste procedimento em nenhum momento é necessário abrir o equipamento fisicamente.

Preparação

Antes de começar a recuperação, faça o download do firmware mais recente do AP acessando a área de downloads da UniFi aqui.

Na barra lateral escolha o modelo do AP que será recuperado. Ao selecionar, aparecerá na tela as opções de firmware para download. Baixe em seu computador o firmware referente ao seu AP.

Também é necessário fazer a instalação do Pumpkin TFTP no computador. Baixe o instalador aqui. É recomendável estar com o firewall do computador desabilitado.

O computador precisa de entrada para cabo de rede (ou adaptador USB/Ethernet).

Comportamentos do LED do UniFi AP

Modo TFTP

Luz fica em 3 estados variando entre desligado, laranja e verde (em alguns APs fica entre desligado, branco e azul)

Em Atualização de Firmware

Luz fica em 2 estados variando entre laranja e verde (em alguns APs fica entre branco e azul)

Aguardando Adoção

Luz não altera de estado e fica laranja sem piscar (em alguns APs fica branco sem piscar)

Em Operação Normal

Luz não altera de estado e fica verde sem piscar (em alguns APs fica azul sem piscar)

Recuperação TFTP

  1. Desconecte o cabo de rede do UniFi AP.
  2. Usando um clipe pressione e segure o botão de reset do UniFi AP. Tenha certeza que está sentindo que o botão está pressionado pelo clipe. Não solte o botão até o passo 4.
  3. Enquanto mantém o botão de reset pressionado, conecte o cabo de rede de volta no UniFi AP. Mantenha o botão de reset pressionado até você ver o comportamento da luz do AP ficar no Modo TFTP. Isso pode demorar até aproximadamente 25 segundos.
  4. Solte o botão de reset. O AP agora está no modo de transferência TFTP.
  5. Memorize a configuração atual do IP do seu computador até o passo 12. Fixe o IP do seu computador em 192.168.1.25, com Máscara de 255.255.255.0 e Gateway em 192.168.1.20.
  6. Conecte a LAN da fonte do UniFi AP na entrada de rede do computador.
  7. Execute o Pumpkin TFTP no computador e clique em "Put File".
  8. No campo "Local Files" navegue até o firmware que foi baixado na preparação.
  9. No campo "Remote host" preencha 192.168.1.20 e clique em "OK".
  10. O firmware será transferido, atualizará o UniFi AP e reiniciará o AP tudo de forma automática. Caso durante a transferência dê um erro de timeout desabilite o firewall do computador. Durante a atualização, o comportamento da luz do AP ficará em Atualização de Firmware. Não desligue ou reinicie o AP durante o processo.
  11. Aguarde a finalização do processo de recuperação do AP. Após a reinicialização do equipamento você verá o comportamento da luz do AP ficar no modo Aguardando Adoção.
  12. Volte as configurações de rede do computador para como estava antes do passo 5.
  13. Coloque os cabos de rede de volta na rede como anteriormente para o UniFi AP ter acesso à rede e à internet novamente.
  14. Com o UniFi AP na rede e com acesso à internet, agora é adotar e configurar ele novamente para ele voltar a funcionar normalmente. Entre em contato com o nosso suporte para fazermos a adoção e configuração das redes sem fio no UniFi AP.

Referências

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204910124-UniFi-TFTP-Recovery-for-Bricked-Access-Points

Encontrou sua resposta?