Apresentação do treinamento

Como funciona o Goomer

Antes de começar com a parte técnica, é interessante saber o que é o Goomer e no que acreditamos para alinharmos o discurso frente ao cliente.

Os requisitos para o funcionamento do Goomer

Assumindo que o cadastro de produtos no Sistema de Gestão estão corretos, para o bom funcionamento do Goomer no dia da implementação precisamos:

  1. Verificar a integração com o Sistema de Gestão e se o app do Goomer está aberto no Servidor;
  2. Certificar-se que a Rede Goomer está instalada corretamente;
  3. Certificar-se que todos os tablets estão configurados e instalados corretamente;
  4. Testar funcionalidades do Goomer (fazer pedidos, verificar minha conta, etc...);
  5. Treinar e engajar funcionários do estabelecimento.

Boa parte do processo, como a integração do Sistema de Gestão e a configuração dos componentes de rede do Goomer, já é feita pelo nosso time de Implementação. Nos tópicos a seguir vamos detalhar cada um dos passos citados acima.

1. Verificando a integração com o Sistema de Gestão e App Goomer no Servidor.

A integração com o sistema de Gestão já é feita pelo nosso time e só agendamos o dia de implementação depois que essa integração está realmente validada. Deve-se verificar os requisitos para o funcionamento correto do cardápio, verifique abaixo os requisitos de acordo com o sistema de Gestão:

2. A rede Goomer.

O kit rede da Goomer é composto por dois componentes, Roteador Mikrotik e Unifi AP. O time de implementação da Goomer define o lugar para colocar o Unifi AP e solicita para o cliente puxar o cabo, nosso time também configura e envia os equipamentos para o cliente. No dia da implementação basta apenas conectar os equipamentos pelos cabos que já estarão no estabelecimento.

A topologia recomendada da rede:

A imagem abaixo mostra como os equipamentos devem ser conectados. As cores dos cabos e o adesivo colado no Roteador Mikrotik ajudam o nosso time na hora de dar o suporte para o nosso cliente.
Ligamos a rede da seguinte maneira:

  1. Liga-se um a WAN do Mikrotik na Lan do roteador do sistema ou na entrada do switch;
  2. Na fonte do UnifiAP, liga-se um cabo da LAN da fonte até uma das entradas da LAN do Mikrotik;
  3. A Porta POE é ligada ao UnifiAP, este por sua vez deverá fica com o led verde contínuo aceso.

 Assim que o led ficar verde, o Unifi AP gera a rede GoomerXXX e GoomerGateway.

3. Configurando e instalando o app Goomer nos Tablets.

Antes de configurar e instalar todos os tablets, recomendamos fazer primeiro somente para um e fazer todos os testes de pedidos, assim podemos validar de vez que a rede e integração está funcionando bem.
Clique no modelo do Tablet para seguir o procedimento de configuração e instalação do Goomer:

Assim que configurar o tablet, coloque o suporte nele. 

Uma vez que o primeiro tablet está configurado, ja podemos fazer o teste.

4. Testar funcionalidades do Goomer.

Para testar o Goomer basta fazer os pedidos pelo tablet. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Cadastre a Mesa.
  2. Com a mesa cadastrada, faça pedidos pelo tablet como se fosse o cliente mesmo, aqui é importante fazer pedidos que tenham adicionais e que imprimam em todas as impressoras do estabelecimento (ex. Comida > Cozinha, Drinks > Bar, etc). 
  3. Verifique a função Minha Conta se os pedidos feitos aparecem no tablet.
  4. Verificar o envio dos pedidos no sistema de Gestão e no pedido impresso nas diferentes impressoras do estabelecimento.

Se houver algum erro em algum pedido ou funcionalidade, pode contar com a gente, estaremos acompanhando remotamente.

Não é necessário fazer todos os pedidos possíveis pelo tablet, claro que quanto mais pedidos testes forem feitos, mais chances teremos de pegar erros de cadastro de produtos. Após validado os testes, podemos seguir com a configuração de todos os outros tablets, já colocando os tablets nas mesas antes do estabelecimento abrir para os clientes.

5. Treinar e engajar funcionários do estabelecimento.

Sempre bom relembrar os funcionários do restaurante que Goomer foi feito para auxiliar os garçons não só no processo do pedido mas também no aumento das vendas e precisa do seu engajamento para que funcione de fato.

Neste momento também ensinamos e conversamos com os garçons sobre:

  1. Como cadastrar a mesa no tablet;
  2. A abordagem ao cliente (da chegada até a saída)
  3. Como funciona o fluxo de pedidos no tablet;
  4. É preciso ficar atento se tem mesa/comanda aberta para consulta no caixa ou lançamento no pdv, isso trava a comanda e o cliente ao tentar pedir pelo Goomer não vai conseguir.

É bom mostrar para o pessoal da cozinha e do bar como o pedido sai impresso. Explicar a eles também que o cardápio pode ser alterado a qualquer momento e que se sentirem falta de alguma opção, podem pedir para o responsável por alterar o cardápio. 

Acompanhamento da Operação

Com a rede e os tablets funcionando nas mesas e com os funcionários treinados, basta apenas acompanhar funcionamento do estabelecimento. Neste momento, ficar atento na abordagem dos garçons com o cliente, se caso aconteça algum erro, resolver o quanto antes e tirar possíveis dúvidas dos garçons.

Lista de erros comuns no dia da Implementação e suas soluções.

FAQ - Perguntas Frequentes

Abaixo, seguem as perguntas e respostas frequentes.

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