Quando falamos de opcionais no Goomer, podemos tratar de três assuntos em relação ao cardápio: Customização ou passo a passo, Aumento de ticket através de extras e Observações gerais.
Cada uma tem sua parcela de importância dentro da experiência do cliente e sua organização influencia diretamente na qualidade do cardápio.

A primeira pergunta que precisamos responder é: Qual a definição de cada um deles?

  • Customização ou Passo a Passo: Corresponde ao fluxo do pedido. Ao passo a passo que o consumidor deve percorrer para ter uma experiência customizada de escolha. Geralmente, podemos exemplificar como Escolha do preço ou produto, alterações de composição e por fim, observações gerais e escolha de quantidade.
  • Aumento de ticket médio através de extras: Corresponde a um dos pontos dentro da customização, no qual o cliente pode customizar seu pedido através de incrementos na composição ou em guarnições, como molhos, acompanhamentos, dentre outros tipos de produtos, chamados especialmente de adicionais ou itens extra, com custo extra.
  • Observações gerais: Correspondem principalmente aos passos finais da escolha do pedido. Aqui, o cliente pode retirar ou não algo da composição, escolher o número de pratos ou copos, se é ou não para a viagem. São observações a respeito de como ele deseja que seu pedido seja entregue e geralmente, que não agregam custos ao produto. Em bebidas, podemos exemplificar como “copo com gelo”, “limão em rodelas”, “limão espremido”, entre outros.

A segunda pergunta é, o que diferencia um opcional criado como “Opcional Simples” ou “Seletor de Opções”?

  • Opcional Simples: Correspondem a observações ou extras que são criados como únicos. Tem apenas uma opção de escolha e por pré-definição do Goomer, são posicionados ao fim do pedido, junto aos botões de quantidade e “adicionar ao carrinho”. Geralmente, são feitos como “dois pratos”, “dois copos”, “com gelo”, dentre outros pontos.
  • Seletor de opções: Corresponde à configuração de mais de um tipo de escolha dentro de uma observação ou opcional. Quando feito, ele assume um passo intermediário antes do pop-up de finalização do pedido. Geralmente, utilizado para “ponto da carne”, itens extras, escolha de sabores, entre outras formas a serem consultadas. É o principal responsável pela construção de um passo a passo customizável e de fácil entendimento a ser oferecido ao cliente.

Os dois são de extrema importância para uma melhor criação e estruturação do pedido dentro do Goomer, e cada um deles tem seu papel especial durante todo o processo.

Definindo um passo a passo.

Para definir um passo a passo, devemos estudar primeiro a composição do Prato. A primeira coisa a se fazer é entender o preço: Utilizaremos o simples ou o personalizado? Logo após o preço, o cliente pode escolher determinadas características do produto? Alterar sua composição? Acrescentar coisas? E assim por diante. Por exemplo: 

  • Prato – Filet Mignon grelhado. “O Filet é acompanhado de uma salada e dois acompanhamentos de sua escolha”. Montamos o passo a passo da seguinte maneira:
  • Passo 1. “Escolha o ponto da carne” – (Opções de ponto da carne)
  • Passo 2. “Qual será a sua salada?” – (Opções de Salada)
  • Passo 3. “Escolha seus acompanhamentos” – (Opções de acompanhamento sem repetição).
  • Passo 4. Observações gerais.

Veja que o passos apresentados são isentos de cobrança nesse caso. É interessante que o fluxo de pedido não possua tantos passos, isso pode tornar o processo de escolha cansativo. Então, tente limitar em até 5 passos, sendo o último as observações gerais. Perceba também que os passos anteriores são todos feitos utilizando seletor de opções, possibilitando que sejam intermediários ao fim tela de escolha do pedido.

Acrescentando itens extras – Hora de aumentar o ticket médio

Quando o assunto é vender adicionais, precisamos focar numa regra: SELETOR DE OPÇÕES. Defina muito bem o passo a passo do prato, dando prioridade ao que faz parte da escolha do cliente, ao que está incluso, e deixe o extra ao final, dando ao consumidor o poder de mexer no seu produto. Uma estratégia ideal para lanches, como no exemplo a seguir:

  • Prato – Hamburguer Artesanal. “Nosso delicioso hamburguer artesanal, com Blend especial da casa, acompanhado de uma mini-porção de fritas e a nossa maionese exclusiva.
  • Passo 1. “Escolha o ponto do seu burger” – (Opções de ponto da carne)
  • Passo 2. “Escolha suas fritas” – (Opções de fritas, geralmente a porção não cobrada e outras com valor adicional).
  • Passo 3. “Que tal turbinar seu burger?” – (Itens que podem acrescer valor no lanche. Aqui, dependendo do número de opcionais, podemos dividir em dois passos, separando os molhos)
  • Passo 4. “Observações gerais” -Para viagem, cortar ao meio...ALERTA: USAR OPCIONAL SIMPLES

Novamente, todos os passos e venda adicional são construídos com o Seletor de Opções. Apenas as observações gerais passam a ser feitas como Opcional Simples.

Porquê não usar opcionais simples para aumentar o ticket?

O opcional simples, por pré-definição do nosso produto, é apresentado ao cliente somente durante o último passo de escolha do pedido, junto aos botões de quantidade e adição ao carrinho. Dessa forma, o item opcional perde o seu destaque, e assim, o botão de adicionar ao carrinho toma sua posição, puxando a atenção do cliente.

Se pensarmos que você está trabalhando com a fome do seu cliente, passos onde ele pode incrementar seu produto por um preço adiconal deve vir anteriormente ao envio, ou seja, através do SELETOR DE OPÇÕES.

Observações gerais, usando opcionais simples para uma melhor estrutura

Os opcionais simples vem para otimizar as observações dadas pelos seus clientes. Se eles pedem para retirar algo, use isso na observação simples. Se pedem talheres com frequência, coloque na observação. Copos, gelo, limão em rodelas em bebidas, ou até mesmo que determinado molho venha a parte e não aplicado no prato, coloque ali. 

Isso além de mostrar ao cliente que suas sugestões estão sendo colocadas em prática, otimiza o processo de venda e o trabalho do garçom.

O interessante é conversar com sua equipe de atendimento e ver quais são as alterações mais pedidas pelos clientes, o que mais pedem a eles para acrescentar ou para trazer junto ao prato. Certeza que isso vai te surpreender e dar várias ideias de alteração no cardápio!

Caso ainda tenha dúvidas sobre aplicação e queira uma consultoria mais próxima, é só nos chamar que estamos à sua disposição!

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