Agora que já sabemos um pouco mais do que é Engenharia de Cardápio e como se aplica no restaurante, podemos passar a entender mais qual o papel do Goomer nesse processo enquanto cardápio digital. Caso você não tenha lido ainda, é só acessar aqui.

Como você já conhece os seus produtos mais vendidos e menos vendidos através dos relatórios de venda do seu sistema de gestão, precisamos primeiro separar esses produtos. No próprio painel de estatísticas do Goomer, você tem acesso aos seus produtos mais vendidos, como pode ver na imagem logo abaixo.

Tendo em mãos o que mais se vende e o que não tem saído tanto assim, pensamos: Quais desses itens eu ganho maior margem? Destacado esses produtos, saberemos então quais são os seus pratos "Estrelas" e "Quebra-cabeças". Esses serão nossos focos. Caso você perceba que no meio dos menos vendidos existem alguns de baixa margem, separe-os para estudar a viabilidade de descartar a venda de tais produtos.

Já temos então nossos "Estrelas", nossos "Quebra-Cabeças" e nossos "Cavalos de carga" e a relação entre esses produtos vai ditar como o Goomer será utilizado para aplicar a engenharia de Cardápio.

Posicionamento

O primeiro ponto é: É certo que os mais populares do seu restaurante já se vendem sem tanto esforço, então, por que deixá-los com o maior destaque?

Fizemos o teste em alguns clientes e chegamos à seguinte conclusão: Os primeiros produtos de determinado grupo do Goomer passam a vender mais (por isso não recomendamos cardápios muito extensos). Qual deve ser a estratégia? - Queremos aumentar o número de "Estrelas", vender mais do nosso cardápio! Fazemos o seguinte:

  1. Damos o destaque ao "Quebra Cabeça"
  2. Posicionamos os "Estrelas" e "Cavalos de Carga" com destaque também, porém, diminuímos um pouco apenas.
  3. Passamos a sugerir os "Quebra cabeça" com outros recursos, como a divulgação em tela inicial.

O GIF do Bug Burger, logo abaixo, mostra bem esse ponto. O principal vendido é o BugBurger #1. Deixamos ele em segunda posição no cardápio e damos destaque ao Bug Ribs Burber (nosso lanche de costela). A margem é tão boa quanto, porém, não é tão vendido. Com esse destaque, ele vai vender mais!

Tela Inicial

A tela inicial, em nossa opinião, é a melhor jogada para se vender mais através da Engenharia de Cardápio. Posicionando em tela inicial os seus produtos de maior margem, você os deixará na "cara" do seu cliente, sempre passando, existindo a possibilidade de se trabalhar bem a imagem de divulgação e vender de forma mais precisa e suave.

O fácil acesso à tela inicial é o ponto principal para vincular o destaque de um produto "Quebra Cabeça" e um produto "Cavalo de carga". Se vincularmos as duas publicidades em sequência, podemos até desenvolver campanhas para que uma remeta à outra.

Gostou das dicas? Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco! Estamos sempre à disposição e prontos para alavancar suas vendas!

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